Tarefa: SI Estabelecer Casos e Procedimentos de Teste
Estabelecer Casos e Procedimentos de Teste
Disciplinas: 3 Atividade Projeto de Arquitetura e Detalhamento do Software
Finalidade
Estabelecer ou atualizar os casos de teste e procedimentos de teste para os testes de interação com base na especificação de requisitos e no projeto de software. O cliente fornece os dados de teste se necessário.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      Um planejamento de teste realista é dominado pela necessidade de selecionar alguns casos de teste a partir de um conjunto enorme de possibilidades. Um bom esforço de teste é feito por questões como:

      • Como este software pode travar?
      • Em quais situações possíveis este software pode falhar em funcionar como previsto?

      Os procedimentos de teste visam capturar os seguintes elementos de informações:

      • A definição das metas e dos objetivos do esforço de teste no escopo do projeto;
      • A definição dos itens de teste de destino;
      • Uma explicação da abordagem ou estratégia que será utilizada;
      • Os recursos e o planejamento necessários e
      • Os produtos liberados a serem produzidos.

      Fonte: ISO/IEC/IEEE 29119-4:2015 - Software and systems engineering -- Software testing -- Part 4: Test techniques

      Etapas
      Passo 1: Inicie com um teste simples e óbvio
      Tire um tempo para se familiarizar com o programa, verifique se o programa é suficientemente estável para ser testado. Programas que passam por testes formais muitas vezes falham imediatamente, assim desperdice o mínimo de tempo possível com eles.
      Passo 2: Faça algumas notas sobre o que precisa ser testado
      Após a execução dos primeiros testes mais simples, faça anotações sobre o que mais precisa ser testado. Algumas dessas anotações se transformará em uma série de testes formais: grupos bem documentados de testes que você provavelmente vai usar cada vez que for testar uma nova versão do programa.
      Passo 3: Teste casos válidos e verifique o que acontece

      Primeiramente abranja apenas valores válidos, nas próximas etapas de planejamento crie séries com valores inválidos e teste o comportamento do software.  

      Passo 4: Faça alguns testes em tempo real
      Não importa quantos casos de teste tenham sido criados chegará um momento que acabarão os testes formais planejados. Em algum momento mais tarde, você irá parar o planejamento formal e documentar novos testes até o próximo ciclo de teste. Você pode manter os testes e execute novos testes sem gastar muito tempo preparando ou explicando estes. Confie nos seus instintos, tente qualquer teste que você considere promissor, mesmo que seja semelhante a outros que já foram executados.
      Passo 5: Resuma o que você sabe sobre o programa e seus problemas
      Isto é estritamente para o seu próprio uso, nem sempre é necessário, mas é frequentemente útil. Até este ponto, o seu pensamento tem sido focado, você se concentrou em questões específicas, como chegar nas condições limite para uma entrada válida. Manter o foco será mais difícil mais tarde, quando for gasto mais tempo executando uma série de testes do que pensando sobre eles. Assim, você precisa de tempo para voltar atrás nas tarefas específicas para pensar sobre o programa de forma geral, os seus problemas, e sua estratégia de teste.
      Informações Adicionais